Casa dos Marcos

Concurso Saúde Moita, PORTUGAL
Cliente: Raríssimas - Associação de Doenças Mentais e Raras
Projecto: EQUIPAMENTO DE SAÚDE
Área do Terreno: 6.590,00 m²
Área Bruta de Construção: 5.155,93 m²
Autoria: J A Zinho Antunes

Integrado num lote de terreno à entrada da Moita, o projecto encontra-se desenvolvido em torno da intenção de, através da arquitectura, contribuir para a humanização de um equipamento de saúde.

As áreas programáticas encontram-se distribuídas em dois pisos, correspondendo à instalação da Casa dos Marcos, destinado a crianças portadoras de patologias mentais raras e ainda de uma unidade de cuidados continuados.

A configuração, topografia e pontos notáveis do terreno originaram o volume proposto, esculpindo-o através de subtrações volumétricas que originam pátios. A criação destes espaços como zonas passiveis de apropriações diversificadas, aliada à permeabilidade conferida aos mesmos, salienta ambição de um novo equipamento que contribui para a renovação do valor da vivência do lugar num contexto de comunidade, permitindo uma interação entre utentes e residentes.

Pretende-se, através da escala e forma volumétrica do edifício, bem como da organização dos espaços destinados aos diferentes tipos de utentes, criar um equipamento com uma leitura clara de proximidade, promotor da inclusão e socialização e, ainda, que remeta para o passado rural e tranquilo do local.