Graça

Habitação São Vicente, Lisboa, PORTUGAL
Cliente: Alcidias - Construção, Compra e Venda de Imóveis, Lda.
Projecto: EDIFÍCIO HABITACIONAL
Área do Terreno: 1.361,00 m²
Área Bruta de Construção: 3,925,15 m²
Autoria: J A Zinho Antunes

A construção de um novo edifício de uso habitacional, localizado na Rua Vale de Santo António, freguesia de São Vicente na cidade de Lisboa, integra um parque de estacionamento de exploração privativa, cuja utilização terá uma componente de rotação ao público e uma componente de uso exclusivo ao edifício proposto.

Actualmente este lote caracteriza-se como um espaço expectante, um vazio que rompe a uniformidade e continuidade da rua, representando uma quebra do edificado que compõe a malha urbana da cidade. Apresenta uma área considerável no interior do quarteirão que confronta a Norte, Nascente, Poente e Sul com as traseiras de diversos edifícios com acesso pela Rua de Sapadores, Rua Afonso Domingues e Rua Vale de Santo António.

Propôs-se uma zona ajardinada devidamente tratada e equipada sobre um estacionamento com acesso pela Rua Vale de Santo António e que adquirá carácter público promovendo a sua integração na malha urbana da cidade e usufruto colectivo. Deste modo, o objectivo primordial passa por oferecer ao público e à cidade um espaço dinâmico, que possa colmatar as carências presentes no local.

O edifício de habitação é composto por 5 pisos + aproveitamento do sótão e ainda 2 pisos em cave destinados ao estacionamento público e privado. O acesso principal é feito ao nível da cota da Rua Vale de Santo António, existindo uma entrada que conduz à coluna vertical de acesso privado, composta pelas escadas de emergência e dois elevadores. Ao nível do piso térreo, esta coluna vertical distribui para todos os pisos que compõem o edifício, nomeadamente os pisos inferiores (zonas de arrecadação e  estacionamento privado) e os pisos superiores (9 fogos com tipologia T1 mais 5 fogos com tipologia T0).

Pretendeu-se a edificação de uma construção que em termos de uso e linguagem estética se integrasse no previsto para aquele local, salientando-se o enorme benefício que tanto o estacionamento automóvel como o jardim, irão trazer para os habitantes da zona em que o edifício em causa se insere.